sábado, 16 de outubro de 2010

A espera não pode matar a Esperança.

 Este é um sermão de um amigo meu, leiam eseja alimentados pela Palavra de Deus

A ESPERA NÃO PODE MATAR A ESPERANÇA

O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.” (Jo 5:7).



INTRODUÇÃO
o   Em Jerusalém havia uma fonte. As águas desta fonte eram miraculosas.
o   Rapidamente as notícias ganharam dimensões extra-ordinárias e espalhafatosas no mercado.
o   Dizia-se que um anjo vinha do céu uma vez por ano, movia as águas e o primeiro que mergulhasse; seria curado.
o   A administração de Jerusalém, interessada na romaria, mas também por razões humanitárias, resolveu construir um pavilhão para abrigar tanto enfermo.
o   Edificaram um prédio imponente, com um alpendre de cinco pavimentos, que se lotava de paralíticos, cegos e doentes de toda espécie.
o   Conta-se que muitas famílias, para se verem livres dos doentes, os abandonavam nos alpendres do tanque de Betesda.
o   Os ricos compravam escravos para os ajudarem a entrar nas águas. Alguns alugavam as bordas mais próximas, que possibilitavam melhor acesso. Todos queriam o seu milagre.

Aplicação introdutória – observe que a esperança da parte dos enfermos, estava apoiada em um Poder Sobrenatural, que era adicionado às águas após o agitar delas.
O que eu começo a aprender aqui é que não adianta apoiar a nossa esperança nos homens (pais, amigos, políticos, companheiros de mistérios, etc). Pois todos podem falhar. Coisa boa é depositar a nossa esperança no PODER SOBRENATURAL DE DEUS.
Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança” (Sl 62:5).

Vejamos alguns detalhes acerca desse paralítico do Tanque de Betesda.
I – HAVIA UMA FESTA ENTRE OS JUDEUS (v. 1) – Comemore.
Depois disto havia uma festa, e Jesus subiu a Jerusalém” (v.1).
- Três festas sagradas exigiam que todos os varões judeus fossem a Jerusalém: festa da Páscoa, festa do Pentecostes e a festa dos tabernáculos.
- Neste caso, segundo João 2:13 e 2:23 possivelmente, tratava-se da PÁSCOA. E todos nós sabemos que na páscoa era comemorada a libertação de Israel do Egito. Nesta comemoração era como se os judeus dissessem uns aos outros: “EGITO NUNCA MAIS, ESCRAVIDÃO NUNCA MAIS, OPRESSÃO NUNCA MAIS.” Todos comemoravam.
- Jesus chega para o paralítico do tanque de Betesda e diz: “HOJE É DIA DE COMEMORAR” – LEVANTA-TE, TOMA O TEU LEITO E ANDA” (v.8).
Aplicação – comece a comemorar o dia da sua vitória, porque o tempo de abandono vai passar, o tempo de escanteio vai passar, o tempo da humilhação vai passar, o tempo do fracasso vai passar, o tempo de brigas, contendas e confusão vai passar, o tempo da angustia vai passar, o tempo das lágrimas vai passar, o tempo da falta de reconhecimento vai passar, o tempo da depressão vai passar, o tempo da prisão vai passar, porque EGITO NA TUA VIDA NUNCA MAIS.
EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele... A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega...(Isaías 42:1 e 3). COMEMORE, CELEBRE, CANTE, REJUBILE...

II – O TANQUE SE CHAMAVA BETESDA (v.2).

- Betesda significa: CASA DA GRAÇA, DA MISERICÓRDIA, DAS AZEITONAS (de onde se extrai o azeite, e azeite na bíblia fala da unção e da presença do Espírito Santo), DO DERRAMAMENTO.
Aplicação - não sei de que forma você entrou por aquelas portas. Não sei em quantas portas você já bateu, não sei pra quantas pessoas você já contou a sua triste história. Não sei o que se passa nas áreas de sua vida (familiar,emocional, sentimental, financeira, espiritual). Não sei de que forma você perdeu a esperança por uma vida melhor. Eu só sei que hoje é a noite de receber um ABRAÇO DA MISERICÓRDIA, DA GRAÇA, DA UNÇÃO, DA PRESENÇA E DO DERRAMAMENTO DO PODER DE DEUS.
Continue na esperança, continue na esperança...

III – UM CONTATO DE ESPERANÇA E MUDANÇA FOI ESTABELECIDO (v.6).
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?”
- Observe que não foi o paralítico que buscou Jesus para receber o milagre, mas o próprio Jesus que foi em sua direção, estabelecendo um contato que mudaria toda aquela situação de sofrimento, quando disse: QUERES FICAR SÃO?
Aplicação – é assim mesmo que acontece. Quando você decide se fechar em seu mundo por causa das lutas e decepções, por causa das quedas e das punhaladas. E chega a dizer: não vou mais para a oração, não vou mais pregar, não quero saber mais desse negócio de só viver na igreja; vou ser agora um crente de banco. Quando você decide jogar tudo para o alto e entregar os pontos, quando você decide desistir e se afastar de Deus, pensando que ele está indiferente a toda a sua situação de lamento e dor; é então, que o Meu JESUS chega, caminha em sua direção, e, estabelece um contato de esperança e mudança, renovando, consolando, animando e transformando.
Se você não vem até Deus, Deus irá até você, mas paralítico você não fica.
Se teu esposo (a) não vem até Deus, Deus irá até ele. Se teu filho não vem até Deus, Deus irá até ele. Deus irá estabelecer um contato de mudança com a tua história e as coisas voltarão aos seus devidos lugares, tudo na sua vida vai andar, vai andar...
“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo(Ap 3:20). JESUS ESTABELECE MUDANÇAS


IV – ENQUANTO EU VOU, DESCE OUTRO ANTES DE MIM (v.7).

NOTA = Os estudiosos dizem que os ricos compravam escravos para os ajudarem a entrar nas águas.
- De natureza que, talvez, por causa disso, o paralítico tenha passado 38 anos sofrendo, mas não perdeu a esperança. Ele mesmo disse: ENQUANTO EU VOU. Foram 38 anos de ENQUANTO EU VOU, até o dia em que Jesus cura-o de sua paralisia.
Aplicação – e o que aprendemos com esse exemplo de insistência é A ESPERA NÃO PODE MATAR A ESPERANÇA. Ele estava na EXPECTATIVA DO SEU MILAGRE.
·         Quanto tempo faz que você está desempregado?
·         Quanto tempo faz que você está doente?
·         Quanto tempo faz que você está esquecido?
·         Quanto tempo faz que o filho está nas drogas?
·         Quanto tempo faz que o marido chega em casa embriiagado?
·         Quanto tempo faz que o teu filho vive drogado?
·         Quanto tempo faz que o patrão te humilha?
·         Quanto tempo faz que o ministério não te enxerga?
·         Quanto tempo faz que tudo da errado em sua vida?
CONCLUSÃO
NÃO DEIXE A ESPERA MATAR A ESPERANÇA, O DIA DO MILAGRE VAI CHEGAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário